segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DNJ em Foz do Iguaçu começa a ganhar forma
Pastoral da Juventude - Foz12:39


Faltam poucos dias para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2013 na Diocese de Foz do Iguaçu. Já está quase tudo pronto, e a programação começa a ganhar forma. O evento acontece no dia 20 de outubro na cidade de Foz do Iguaçu na Vila C, Paróquia Nossa Senhora da Luz. O DNJ é uma atividade permanente, ou seja, é realizada todos os anos em todas as paróquias do Brasil. Inicialmente era um evento celebrado pela Pastoral da Juventude, no decorrer dos anos outras pastorais e movimentos que atuam com juventude, resolveram celebrar.

Todos os anos o DNJ é celebrado no último domingo de outubro, exceto em anos de eleições, onde algumas cidades realizam segundo turno. Mas em 2013 o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcado justamente no final de semana que se realizaria o DNJ. Muitas Paróquias e Diocese onde se realiza o DNJ resolveram antecipar ou adiar a data. No caso de Foz, o evento foi adiantado para o dia 20 de outubro. Os materiais já estão disponíveis.



O DNJ não se trata de um evento isolado, mas sim uma celebração da caminhada pastoral dos grupos de base, seja dos movimentos ou pastorais. Um momento de recordação da vida pastoral, os desafios que a realidade juvenil apresenta, seja na igreja ou fora dela, as virtudes e conquistas alcançadas pelos jovens a partir de uma caminhada de testemunho de Cristo e esse ano em especial da Missão que temos enquanto jovens.

Do testemunho de um Cristo vivo, que vai ao encontro dos mais necessitados, ao encontro daqueles que estão às margens da sociedade, entre eles, muitos jovens que sofrem com os vários tipos de violência, da juventude que cada vez mais é criminalizada pelas elites, pelos meios de comunicação. Um testemunho de quem procura curar as feridas de uma sociedade castigada pelas injustiças e desigualdades, onde na maioria das vezes quem mais sofre é o próprio jovem.

Testemunho ainda de quem não tem medo daqueles que detém o poder, que não se preocupa com aquilo que vão falar, mas sim se preocupa em se doar para o próximo, seja quem for e onde estiver. Esse testemunho que defenda a vida, sobretudo, da juventude. Tudo isso queremos celebrar nesse dia tão importante, e para celebrar é muito importante a presença da juventude, todos em clima de comunhão.

PROGRAMAÇÃO

08:15h - Chegada (café - acolhida)

9h - Missa - Presidida por Dom Dirceu

10:45h Às 13h - Apresentações (Coordenação Diocesana da PJ)

12h - Almoço (Reservas antecipadas pelo site do DNJ)

13h- Teatro 1 (JADAS)

13:30h - Banda 1 (Inscrições abertas)

14:00h - Teatro 2 (JUPAM, JUPES, JULC)

14:30h - Banda 2 (Inscrições abertas)

15h - Ato Concreto (Seminário)

15:30h - Louvor (RCC)

16h - Encerramento (Coordenação Diocesana da PJ)

DNJ 2013:
Tema: Juventude e missão
Lema: Jovem: levante-se, seja fermento!
Iluminação: “Quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo” (Jr 1,17b).

CONFIRA OS SUBSÍDIOS PARA AUXILIAREM NO TRABALHO ANTECEDENDO O DNJ
Texto-base do DNJ 2013;

Roteiro de visita às famílias;

Capa do texto-base DNJ 2013.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!