segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jovens da Diocese de Foz do Iguaçu participam da 5ª Romaria Vocacional
Pastoral da Juventude - Foz06:16


No último domingo (21) aconteceu a 5ª Romaria Vocacional da Diocese de Foz do Iguaçu. O evento que é realizado a cada dois anos, aconteceu em Serranópolis do Iguaçu. Juntamente com a Romaria, foi celebrado o Dia Nacional da Juventude (DNJ), os 30 anos da Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu (PJFOZ) e o lançamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese. Na oportunidade foi enviado uma cruz para cada uma das 3 áreas da Diocese, que vão percorrer todas as paróquias até 2013, ano da JMJ.

O Coordenador da Ação Evangelizadora e até então coordenador do Serviço de Animação Vocacional, Pe Fábio Welter avalia como um sucesso o evento. "Tenho certeza que quem participou neste domingo da 5ª Romaria Vocacional de nossa Diocese encontrou fácil fácil a resposta à pergunta do lema 'Que vida vale a pena ser vivida'.", acredita. Cerca de 2500 jovens, adolescentes, crianças, pais e mães participaram da 5ª Romaria Vocacional. "Foi um espaço de partilha dos sonhos, das realidades e dos compromissos que juntos queremos assumir na Evangelização da Juventude", destaca o coordenador.


Mesmo com o mau tempo e a chuva, os jovens de toda a Diocese marcaram presença na Romaria que precisou ser realizada no Ginásio da cidade devido às condições. Após a acolhida de todas as delegações, o Bispo Emérito de Foz, Dom Laurindo Guizzardi, celebrou a Missa. Logo após, os catequistas fizeram uma atividade para marcar também os catequistas que contribuem muito na evangelização dos adolescentes. Missal enviou um ônibus para o evento.


Em seguida a coordenação diocesana da PJ falou sobre os 30 anos de trabalhos na diocese, sendo que a data de aniversário é 31 de outubro. Na oportunidade foi lançada uma campanha para acontecer a partir de agora até o próximo DNJ, em 2013. Cada paróquia ficou responsável em confeccionar uma colcha de retalhos, para marcar esse dia tão especial que é o aniversário da PJ. Essa colcha será levada em todos os eventos que a pastoral realizar.


A tarde várias apresentações animaram os presentes. O show mais esperado foi da Banda Mensageiros de Cristo de Santa Catarina. Eles fizeram uma mescla de músicas animadas e de reflexão, com muita oração e alegria. Os movimentos da diocese preparam um momento para o encerramento, que serve para marcar o início da JMJ na diocese. Uma grande cruz foi carregada pelos jovens até o altar. Essa grande Cruz, se dividiu em 3, uma para cada área.


A partir de agora cada cruz permanece uma semana em cada paróquia, sendo que a grande Cruz será juntada novamente no dia 09 de dezembro de 2012 na Romaria Diocesana, que acontece na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Tendo em vista a Campanha da fraternidade do próximo ano e a JMJ, várias atividades estarão sendo pensadas para a juventude.


















Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!