sábado, 23 de julho de 2011

Pastoral da Juventude Diocesana realizou curso de dinâmicas para líderes
Pastoral da Juventude - Foz13:16

Estiveram participando do CDL (Curso de Dinâmicas para Líderes) na cidade de Medianeira, 31 jovens de toda a Diocese. O curso serve para motivar os jovens e mostrar algumas pistas de como fazer um trabalho de líder na Pastoral e na comunidade. Os monitores do curso eram de São Paulo e tem grande experiência com esse trabalho.

O curso teve início na sexta-feira (15) às 19 horas e o termino as 17:30h de Domingo. Os jovens ficaram alojados no Seminário em Medianeira, onde o CDL esteve acontecendo. Três jovens de Missal estiveram participando: Leonardo, do Bairro Renascer e Grasiely e Guilherme do Portão do Ocoy. Além desses jovens, Anderson Gotardo, que também faz parte da equipe de coordenação diocesana da PJ, foi um dos cursistas.

Um dos propósitos do CDL é a multiplicação do material e os jovens de Missal, juntamente com a coordenação diocesana e os jovens de Itaipulândia pretendem em breve aplicar parte do curso como sendo uma formação para os grupos de base das Paróquias.

Segundo integrantes da coordenação o CDL é feito de vários momentos distintos. Muitas dinâmicas acontecem durante os dias, algumas palestras curtas, muitos trabalhos em grupos e sempre com momentos de espiritualidade e de reflexão pessoal, nunca esquecendo a mística da Pastoral da Juventude. Ainda de acordo com informações dos monitores e coordenação as avaliações foram positivas e os participantes saíram do curso com muitas ideias para aplicar nas suas respectivas paróquias.

A jovem de São José das Palmeiras, Luana França, nunca tinha participado de uma formação da PJ e ficou feliz com a oportunidade. “Acho que é uma experiência de vida pessoal, além de aumentar o conhecimento, uma inspiração para o recomeço sempre”, conta a garota.

O vice-coordenador da PJ, Geferson Chiapetti, também foi um dos cursistas e ficou muito empolgado com o CDL. “Foi o melhor curso que já fiz em minha vida, contando até a escola de assessores, isso que já fiz na faixa de 10 cursos desse tipo. Sensacional, ótimo curso”, comemora o morador do Porto Meira de Foz do Iguaçu.

Na mesma linha de pensamento de Luana, o catequista de Santa Helena, Alexandre Kamei disse que o CDL serviu para aumentar o conhecimento “o curso vai ajudar a preparar-mos e dinamizarmos outros grupos”, comenta Kamei.

Nos próximos dias a coordenação diocesana vai se reunir para avaliar o evento e definir como os trabalhos serão encaminhados, baseado naquilo que os próprios cursistas decidiram durante o CDL.

Matéria que seria publicada no Jornal Oeste Notícias de Missal, escrita por Rodrigo Jung, Estudante de Jornalismo e Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude (PJFOZ)








Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!